Análise de Custos Logísticos

Qual é a eficiência logística de sua organização industrial? Quanto é gasto em processos logísticos, em unidades monetárias, para cada real faturado? Neste seminário, apresentamos princípios e ferramentas para análise e determinação dos custos logísticos em atividades industriais.

Programa

  1. Introdução conceitual
    • Elementos básicos de logística: Definição e alcance da Logística, Fluxos logísticos O Sistema Logístico.
  2. Custos Logísticos
    • Elementos integrantes;
    • Estrutura;
    • Principais Trade-Offs;
    • Caso de custos logísticos (baixa complexidade);
    • Cálculo do Estoque de Segurança;
    • Exercício sobre Custos de Estoques (baixa complexidade).
  3. Metodologia LDL para o cálculo dos Custos Logísticos em operações industriais
    • Apresentação da Metodologia LDL;
    • Estudo de caso aplicando a Metodologia do LDL (média complexidade);
    • Estudo de caso de determinação dos custos logísticos (alta complexidade alta);

 

Metologia

Ao longo do curso será apresentada a metodologia para determinação dos custos logísticos desenvolvida pelo Laboratório de Desempenho Logístico da UFSC (LDL-UFSC), coordenado pelo Prof. Ph.D Carlos M. Taboada Rodriguez. A Metodologia LDL vem sendo utilizada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina na aferição da competitividade logística da economia industrial catarinense.

Indústria catarinense gasta 13% do faturamento com logística
A indústria catarinense gasta R$ 0,13 para cada R$ 1 faturado em produtos com custos de logística. A informação faz parte de um trabalho de pesquisa realizado pela Fiesc em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Diário Catarinense / Portal G1 SC – 11 de dezembro de 2017 (ver notícia)

 

Carga Horária

Welcome Coffee Início Término Carga
08:30h 09:00h 18:00h 16 horas (02 dias)

Agenda

Data Pólo / Local
12 e 13 de abril de 2018 São Paulo – Av. Paulista
19 e 20 de julho de 2018 São Paulo – Av. Paulista
22 e 23 de novembro de 2018 São Paulo – Av. Paulista

Informações detalhadas sobre o local do curso também serão enviadas por e-mail, logo após a homologação da inscrição.

Público-Alvo

Este seminário é recomendado para gerentes, supervisores e demais profissionais envolvidos com a gestão das funções logísticas de suprimento (inbound) e/ou distribuição (outbound) nos mais diversos campos empresariais.

Ao término do treinamento o participante será capaz de executar a análise e determinação dos custos logísticos em seu negócio, aplicando a Metodologia LDL para estimar o gasto operacional com o esforço logístico (em unidade monetária) para cada Real faturado.

Conheça as empresas que já participaram de workshops do CAMPVS.

Coordenador

Prof. Carlos M. Taboada Rodriguez, Ph.D – Doktor Ökonomikae pela Technishce Universitât Dresden, com Pos-Doutorado em Logística pela Universidad Politécnica de Madrid. É coordenador geral do Laboratório de Desempenho Logístico da UFSC e professor titular do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas na mesma universidade, bem como dos programas de pós-graduação lato sensu em Logística de FIAT Automóveis e Petrobras. Atua como consultor em logística para companhias dos setores metalmecânico, farmacêutico, eletroeletrônica e atacadista. É autor de mais de sessenta artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Coordenador geral do Programa Catarinense de Logística Empresarial – mantido pela FIESC, no qual, aplicando a metodologia apresentada neste curso, elaborou-se o levantamento dos custos logísticos de dezenas de organizações industriais.

Inscrição

Taxa de inscrição: R$ 2.590,00 (dois mil quinhentos e noventa reais)

  • Desconto de 15% para os 10 (dez) primeiros inscritos:
Agenda Desconto 15% – Dez primeiros inscritos
12 e 13 de abril de 2018 – São Paulo AINDA DISPONÍVEL
19 e 20 de julho de 2018 – São Paulo AINDA DISPONÍVEL
22 e 23 de novembro de 2018 – São Paulo AINDA DISPONÍVEL
  • Forma de pagamento: à vista, por depósito em conta ou boleto bancário;
  • Turmas limitadas a 30 participantes. Mínimo necessário para confirmação da turma: 08 participantes;
  • À taxa de inscrição estão inclusos: Copia impressa dos slides e outros materiais complementares; Welcome-coffee (08:30h) e coffee-break (15:30h) para todos os dias de curso;
  • Atenção: a referida taxa de inscrição não contempla eventuais gastos com hospedagem, diárias, alimentação e traslado de participantes. Tais dispêndios são de responsabilidade dos mesmos;
  • Será fornecido certificado de participação os participantes que cumprirem 100% da carga de trabalho (16 horas);
  • Opcionalmente, recomenda-se ao os participantes que tragam um notebook instalado com um editor de planilhas moderno.

Solicitar Inscrição